ERA UMA VEZ O CINEMA


Nascido em 4 de Julho (1989)

cover Nascido em 4 de Julho

link to Nascido em 4 de Julho on IMDb

País: USA, 145 minutos

Titulo Original: Born on the Fourth of July

Diretor(s): Oliver Stone

Gênero(s): Drama, Guerra, Biografia

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.2/10 (97127 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção (Oliver Stone)

Oscar de Melhor Edição (David Brenner, Joe Hutshing)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Prêmio de Melhor Roteiro (Oliver Stone, Ron Kovic)

Prêmio de Melhor Direção (Oliver Stone)

Prêmio de Melhor Ator em um Drama (Tom Cruise)

Associação dos Críticos de Cinema de Chicago

Prêmio de Melhor Ator (Tom Cruise)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Oliver Stone)

Prêmios Júpiter, Alemanha

Prêmio Jupiter de Melhor Diretor Internacional (Oliver Stone)

Sociedade dos Filmes Políticos, Estados Unidos

Prêmio Democracia

Sinopse:Nascido em 4 de Julho desenvolve muito bem o seu personagem principal. Acompanhamos um Kovic criança que adora brincar de soldado e que ama o seu país. Mais crescido, depois de se sentir um tanto sem rumo e de se impressionar com a propaganda militar, ele torna-se um voluntário e embarca para o caos. Ron Kovic é um rapaz, competitivo, idealista e cheio de sonhos. Desde criança queria servir o exército e defender o pais que tanto ama, ele mora numa pacata cidade e tem uma família típica americana, patriota, também idealista e cristã. Desde criança ele é apaixonado por Donna, que também o ama.

Depois de alguns meses de treinamento, embarca para o front.  Uma vez lá, quando seu pelotão avança cuidadosamente por uma praia próxima ao Rio Cua Viet, avistam uma aldeia vietnamita e, depois de abrirem fogo contra a mesma, seus soldados descobrem que acabam de fazer inúmeras vítimas civis, principalmente mulheres, idosos e crianças.

Abalados com o ocorrido, eles se retiram do local e são fortemente atacados pelo inimigo.  Nesse confronto, pensando tratar-se de um soldado vietnamita, Ron mata seu colega de pelotão, William Wilson.  Na primeira oportunidade, ele procura seu superior, a quem conta o lamentável incidente.  Este reconhece o engano e ordena-lhe que volte para a frente de combate.  Num novo ataque das tropas vietnamitas, em janeiro de 1968, Ron é gravemente ferido.  No hospital de campanha, chega a receber a extrema-unção.

Enviado de volta aos Estados Unidos, Ron é internado no Hospital de Veteranos do Bronx, em Nova York, onde passa vários meses, de onde sai no início de 1969, paraplégico, numa cadeira de rodas.  De volta à Massapequa, é recebido como herói, sendo homenageado quando da Parada de 4 de Julho, data em que também comemora seu aniversário.Em seguida, vai até Syracuse, a fim de se encontrar com sua querida Donna.  Esta acha-se com um novo namorado, mas o recebe com todo o carinho.  De volta à casa dos pais, passa a beber e a criar problemas com todos.  Sua incapacidade para o resto da vida, o deixa cada vez mais violento.

O que não falta em Nascido em 4 de julho são criticas, algumas muito sutis, como a cena em que a mãe de Ron troca do canal de noticias sobre a guerra para um programa cômico. Outras são mais claras, a cena em que os amigos zoam um colega por não querem ir a guerra “Deixe que os homens vão para guerra lutar”. E claro a critica sobre os males da guerra, males físicos e psíquicos e sobre como as pessoas lidam com isso. Ron perde praticamente tudo por causa de uma guerra que ele acreditava, até o grande amor de sua vida. Isso fica bem óbvio no primeiro encontro de Ron com Donna após seu retorno do Vietnã, ela o olha com uma afeição de carinho e pena, algo muito diferente do que vimos no baile, ao som de Moon river (do clássico Bonequinha de Luxo), aonde o amor dos dois se mostra completo e percebemos que o amor, pelo menos o amor que Donna queria, não é mais possível.

Elenco: